Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional

Associação dos Servidores da Fundação Biblioteca Nacional

Gestão 2015-2017

Quem Somos


Caro visitante, seja bem-vindo ao novo site da Associação dos Servidores da Fundação Biblioteca Nacional! Esperamos que este site se consolide como um instrumento de comunicação eficiente entre a diretoria da ASBN e seus associados.

A proposta é disponibilizar informações relevantes sobre a atuação da ASBN, seus serviços, convênios, eventos e garantir que haja agilidade na comunicação das notícias. Por outro lado, esperamos que os associados também utilizem o site para se comunicar com a diretoria, fornecendo informações e trazendo suas sugestões e questionamentos. Juntos, vamos construir uma ASBN atuante e verdadeiramente representativa.

Breve Histórico da ASBN

Por José Augusto Gonçalves (adaptado)

A história da Associação dos Servidores da Fundação Biblioteca Nacional começou no final da década de 1980, mais precisamente no ano de 1989, motivada, principalmente, por alguns fatores que levaram, num plano externo, à criação da Fundação Nacional Pró-Leitura (FNPL) e, internamente, na Fundação da Associação de Servidores da Pró-Leitura (ASPL).

A FNPL foi criada no final do ano de 1987, durante o governo Sarney, e era formada pela Biblioteca Nacional e pelo Instituto Nacional do Livro, órgãos integrantes da extinta Fundação Nacional Pró-Memória.

Diferentemente do o ocorrido ao nível institucional, em que o desmembramento parece não ter resultado em grandes traumas, ao nível  laboral inúmeras desvantagens marcaram essa transição. Como ponto positivo destacamos a contratação dos estagiários e autônomos (prestadores de serviços) em situação irregular à época.

Também havia problemas no âmbito associativo: a Biblioteca Nacional fazia parte de uma fundação, enquanto seus e seus funcionários estavam ligados à associação de servidores de outra Fundação.

Durante o ano de 1988 o questionamento sobre a nossa continuidade na associação de servidores da Fundação Pró-Memória ou a criação de uma nova associação foi motivo de várias discussões por um grupo formado por servidores, estagiários e autônomos  e que no ano seguinte acabariam formando o núcleo fundador da Associação de Servidores da Fundação Pró-Leitura (ASPL). A primeira eleição para a ASPL aconteceu no dia 16 de maio de 1989 e as chapas “Última Hora”, do Rio (Diretoria), e “Em Cima da Hora”, de Brasília (Conselho Deliberativo) foram as vencedoras do pleito.

Os primeiros anos da ASPL foram marcados pela intensa e difícil luta política para a sua consolidação (no plano administrativo) e no seu devido reconhecimento como órgão representativo dos servidores da Fundação.

A diretoria fundadora buscava espaços, mobilizando todos os servidores na busca de melhores condições de trabalho e na valorização do servidor e da instituição. Greves marcantes e negociações tensas foram a temática desses primeiros tempos. Também durante a primeira gestão aconteceu a primeira renúncia de um presidente, fato esse que só voltaria a acontecer em 2001.

A partir de 1990 ano em que a Biblioteca Nacional foi transformada em fundação de direito público, com vínculo ao Ministério da Cultura,absorvendo parte das funções do Instituto Nacional do Livro (INL), extinto naquele ano, a Associação de Servidores da Fundação Pró-Leitura transformou-se na atual Associação de Servidores da Biblioteca Nacional.

Gestão 2015-2017


getao

Criação e Desenvolvimento :: Guttdesign